Faça a sua decoração vintage ou retrô

Olá meus amores!

As decorações retrô/vintages são um charme e não é preciso gastar muito ou talvez nem gastar para utilizá-las em alguns ou todos os cômodos. Antes de começarmos com as dicas, vamos entender a diferença entre retrô e vintage:

  • Vintage é tudo aquilo que já foi de fato usado há pelo menos duas décadas e que ainda está em um bom estado, o suficiente para continuar sendo útil no dia-a-dia. Exemplos: na moda, um casaco pouco usado pelo seu avô nos anos 60 e que está ali no guarda-roupa, novinho e bonito, pronto para ser lavado e colocado no corpo; nos produtos, o conjunto de chá de porcelana ganhado de presente no casamento dos seus pais, que sempre ficou mais como enfeite do que na mesa e hoje vai ficar exposto na nova cozinha.

canalmulher-decoracao_vintage-objetos-diferentes

  • Retrô é o que apenas se remete ao passado; criado hoje, mas feito para ter um quê de anos 50, 60, etc. Exemplos: na arquitetura, a casa planejada com base em plantas antigas; na decoração, o gesso no teto cheio de rococós em referência ao estilo Luís XV; na moda, o vestido de poá que acabou de chegar da costureira e que teve como inspiração as roupas antigas da sua avó.

DECORAÇÃO-RETRO-PARA-CASAS-6

Agora que percebemos a diferença entre um e outro vamos para as dicas. Se você pretende dar um ar vintage ou retrô para a decoração da sua casa, dê preferência aos móveis clássicos com formas arredondadas e cores neutras (como rosa antigo, dourado e branco). Vale a pena apostar em elementos como gaiolas, bicicletas antigas, abajures, bordados, relógios e rádios antigos, mas se você não tiver nenhuma dessas ou outras opções, elas podem ser encontradas em lojas de decorações contemporânea. Não existe regra a seguir, mas na decoração vintage o bom senso e equilíbrio são importantes para que não seja criado um cenário do passado, tente criar uma harmonia entre peças vintages e peças mais modernas, já na decoração retrô você pode modificar o ambiente inteiro ♥. E lembrem-se, pequenos detalhes fazem á diferença:

  1. Troque os puxadores de gaveta
  2. Troque o papel de parede por estampas florais
  3. Compre ou faça quadros
  4. Luzes coloridas
  5. Fotos na parede
  6. Revistas e caixas como decoração

E para finalizar separei dois tutoriais de quadros para você fazer e dar um charme na decoração.

Então meus amores, é isso. A ideia de decoração dos dois estilos é quase a mesma, talvez a única diferença seja a “idade” das peças, mas fica ai as dicas. Eu acho bem fofo as geladeiras retrô/vintages, aquelas especialmente com formatos arredondados e super coloridas com um rosa bebê ou vermelho, elas são um verdadeiro charme ♥♥♥ espero que gostem.


Referências de texto:

http://melhorangulo.com/, http://morandosozinha.com.br/, http://www.blog.lolahome.com.br/

Referência de imagens:

http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/ http://fiamapereira.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s