Cabelo oleoso? Vem comigo!

Olá meus amores!

Se você tem o cabelo oleoso assim como o meu, no post de hoje vamos conferir algumas dicas de não como acabar (até porquê não se tira toda a oleosidade do cabelo) e sim, de como maneirar aquela oleosidade que dá aquele efeito “escorrido” no cabelo, que aparece de forma exagerada. É importante lembrar que a oleosidade se torna algo ruim quando ela aparece em excesso, já quando ela aparece em quantidade normal saiba que não há nada demais, já que o óleo natural protege todo o cabelo contra quebra e contra a poluição.

saude-dos-cabelos-02g

  • LAVE OS CABELOS EM DIAS ALTERNADOS E DE PREFERÊNCIA NA ÁGUA FRIA;

Lavar pouco o cabelo aumenta a oleosidade e lavá-lo muito também gera o mesmo efeito. Então o que nos resta? Lavar o cabelo em dias alternados para que a oleosidade seja retirada na media ideal. Eu lavo o meu cabelo na terças, quintas e sábados (quando eu passo chapinha no sábado eu acabo lavando no domingo, porquê fica muito oleoso).

  • ESCOLHA O SHAMPOO CERTO;

Os shampoos para cabelos oleosos possuem tensoativos, ou seja, substâncias encarregadas de se ligarem em gorduras e sujeiras e levá-las embora com o enxague. Porém, é importante lembrar que da mesma forma que o tensoativo remove a oleosidade dos fios, também acaba ‘limpando’ a gordura natural, e ao remover a gordura natural, a pele perde muita água e o couro cabeludo fica ressecado.

  • UTILIZE O SHAMPOO A SECO SÓ EM CASOS DE EMERGÊNCIA; 

O shampoo a seco só deve ser usado em emergências ou compromissos de última hora, usá-lo constantemente também gera resíduos que podem ajudar a obstruir a saída dos poros de oleosidade, o que pioraria o quadro.

  • APOSTE EM TRATAMENTOS DE LONGA DURAÇÃO;

Apesar da maioria dos produtos contra oleosidade só funcionarem durante o seu uso, hoje já existem tratamentos que têm uma duração maior. Portanto, quando a oleosidade incomoda ou já surgiu a caspa, é importante procurar um tricologista ou dermatologista, que são as especialidades médicas mais habilitadas para lidar com o problema.

  • RELAXE;

Quanto mais estressado(a) você fica mais aumenta a produção de óleo, o que acaba deixando os fios mais oleosos. Então procure ficar calmo(a) e relaxado(a).

  • NÃO EXAGERE NO USO DE CONDICIONADORES;
  • NÃO USE ÁLCOOL, VINAGRE OU LIMÃO PARA RETIRAR A OLEOSIDADE;

Usar o álcool, vinagre ou limão para retirar a oleosidade não parece uma boa ideia, já que eles podem ressecar os fios e causar uma irritação.

  • NÃO DURMA COM O CABELO MOLHADO;

Dormir com as madeixas molhadas pode facilitar para a criação de fungos no couro cabeludo que acabam causando mau cheiro e o excesso de oleosidade. Devo confessar que já dormi com o cabelo molhado,  isso acontece quando lavo-o meio tarde e não da tempo de ele secar sozinho e eu também acabo não secando-o, pois é!

  • EVITE CREMES SEM ENXÁGUE;

Uma das possíveis causas da oleosidade são os resíduos que ficam nos cabelos e podem gerar a proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local. E o uso de condicionador em excesso ou o uso desses cremes sem enxágue podem gerar alguns desses resíduos.

  • EVITE UTILIZAR SHAMPOO 2 EM 1;

Para quem não conhece esse tipo de shampoo, saiba que nele vem o shampoo e o condicionador juntos. E como o condicionador não deve ser usado na raiz do cabelo, esse shampoo vai estimular a oleosidade e não é isso que nós queremos.

  • EVITE UTILIZAR SECADOR MUITO PERTO DA RAIZ;

Utilizar o secador com um jato muito quente ou mantê-lo muito tempo na mesma área do couro cabeludo faz com que a região fique ressecada,  então as glândulas acabam produzindo mais sebo para hidratá-la. Na hora de secar, alterne as posições do secador e escolha o jato de temperatura média.

  • EVITE PASSAR A MÃO NO CABELO TODA HORA. 

A oleosidade dos seus dedos vai parar direto no couro cabeludo, então tente evitar ficar passando a mão toda hora.

Então meus amores, é isso. Espero que gostem das dicas ♥♥♥


Referência de texto:

http://www.minhavida.com.br, http://www.tuasaude.com, http://capricho.abril.com.br

Referência de imagem:

http://patricinhaesperta.com.br

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s