Ostentação no século XIX

Olá meus amores!

A ideia de decoração da semana, o estilo Vitoriano, surgiu como uma forma de “ostentação” da burguesia na Inglaterra no século XIX (1837 a 1901) durante o reinado da rainha Vitória. Esse estilo ostentou nas passarelas, na decoração, na arquitetura, no paisagismo, na arte…, e devido a sua grande influência acabou migrando para os outros continentes. Infelizmente, com o início da Primeira Guerra Mundial (1914), o estilo Vitoriano foi desaparecendo, não se via mais. Porém, ele ficou marcado pela sua abundância, pelo efeito rebuscado, pela cor dourada e imponência e opulência dos elementos. E recentemente, o estilo Vitoriano apareceu nos desfiles da Chanel Pré-Inverno 2014/2015.

emilyblunt_vanityfaireditorial_may09_1

Se você gostou do estilo e quer utilizá-lo na decoração, vamos conhece-lo por partes para ficar mais fácil.

  • MÓVEIS

Os móveis Vitorianos tais como cadeiras, mesas e sofás apresentam patas curvas. Além disso, você pode apostar em móveis pesados e ornamentais (cheios de detalhes) e no capitonê (para quem não conhece, capitonê trata-se de de uma técnica que costura fios grossos em um estofamento acolchoado formando quadrados e retângulos salientes). Outra dica bacana é acrescentar algumas peças de mármore para complementar o acabamento de madeira dos móveis.

b790bx7gnwicqirwsy2jb3opd

  • PAREDES

Você pode apostar em papéis de paredes com arabesco ou floridos em tons vermelhos, azul, marrom, dourado e verde, incorpore molduras a tetos e pisos em cores claros. Opte por cortinas compridas de tecidos como seda, veludo e tafetá assim como almofadas.

victorian_style_interior_design_2

  • ENFEITES 

Você pode pendurar nas paredes quadros com molduras douradas ou de madeira. Na Era Vitoriana as pinturas favoritas eram de pessoas como crianças e membros das famílias Situe toalhinhas em suas mesas e adiciona candelabros ou lâmpadas de cristal ao teto para criar um efeito maior, pode -se utilizar também velas, castiçais, porcelana e moldura dourada de quadro-espelho.

Sala-de-jantar-Vitoriana

  • PISOS 

Você pode escolher tanto pisos de madeira como de carpete para seu lar vitoriano. Finalize sua decoração acentuando o ar vintage do espaço com tapetes antigos.

vitoriano

Então meus amores, é isso. Espero que tenham gostado ♥♥♥


Referências de texto:

http://www.bolsademulher.com/, http://www.decorsalteado.com/

Referências de imagens:

http://iracemamorais.blogspot.com.br/, https://www.artezanal.com, http://www.imobiliarianossacasamt.com.br/, https://cinemoda.wordpress.com

 

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s