5 dicas para ter uma casa sustentável

Olá meus amores!

Não basta apenas decorar, na hora de construir é importante pensar na melhor maneira de edificar, porém, sempre respeitando o meio ambiente. E é por causa disso que no post de hoje nós vamos falar das casas sustentáveis ou casas ecológicas que seguem os princípios da sustentabilidade ambiental e garantem o bem-estar dos moradores. Então, vamos conferir as nossas 5 dicas para ter uma casa sustentável.

casa-sustentavel-gabrielafurquim

  • TELHADO VERDE 

O telhado verde é uma técnica que consiste essencialmente na impermeabilização da cobertura da casa para, depois receber solo fértil e a vegetação, criando um jardim suspenso sobre a habitação. Os benefícios dessa técnica são:

  1.  Redução térmica no interior da moradia;
  2. Diminui a poluição;
  3. Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor;
  4. Maior retenção da água das chuvas;
  5. Diminui a possibilidade de enchentes;
  6. Reduz o consumo de energia;
  7. Aumenta a biodiversidade;
  8. Ajuda na diminuição da temperatura.

Mas, o telhado verde pode, sim, ter algumas desvantagens como, por exemplo:

  1. Ele necessita de uma certa manutenção para manter sua estrutura saudável e com uma boa aparência;
  2. O investimento financeiro inicial pode ser alto;
  3. Restrições quanto à estrutura podem inviabilizar o sistema;
  4. Necessita de mão de obra especializada para evitar problemas de vazamentos e infiltrações.

casa-sustentavel-telhado-verde-gabrielafurquim

  • SISTEMA DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Reduza seu consumo de água encanada coletando a água da chuva ao longo das precipitações do período, conservando-a em reservatório específico. Você poderá usá-la em atividades em que a água potável não seja fundamental, como na descarga de vasos sanitários ou limpezas de objetos, como automóveis, roupas e áreas da casa.

casa-sustentavel-armanezamento-de-agua-gabrielafurquim

  • SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE LUZ SOLAR 

Eficiência energética é um dos pontos altos de uma casa verde, é um método ambientalmente correto que emprega placas especiais para captar energia solar que pode ser usada para aquecer e tratar a água, gerar eletricidade, refrescar e ventilar espaços e até cozinhar. Dentre outras vantagens, podemos citar:

  1. A energia solar é renovável;
  2. É gratuita;
  3. Não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa;
  4. Os equipamentos que tratam da captação de energia solar são silenciosos;
  5. Os painéis solares são instalados nos telhados e não ocupam espaço;
  6. A produção dos painéis solares são controladas para que não prejudiquem o meio ambiente;
  7. A captação de energia solar é adaptável às necessidades de quem as utiliza, ou seja, você pode adicionar mais painéis solares aos já existentes;
  8. São resistentes e fiáveis, eles não requerem grandes intervenções em termos de manutenção e possuem uma vida de longa duração;
  9. Os equipamentos solares exigem um investimento inicial mais avultado, porém, esse investimento é rapidamente recuperado, graças ao dinheiro poupado nas contas de eletricidade, água e gás.

Diante de todas essas vantagens, essa técnica também possui algumas desvantagens:

  1. Se não houver sol, não haverá energia solar. Ou seja, talvez os painéis solares não sejam uma opção viável para quem mora em lugares com horas de sol limitadas. É importante também que o sol brilhe e se não brilhar, não será possível captar a energia, sendo assim necessário recorrer aos processos de energia convencionais.
  2. É necessário ter um sistema de armazenamento de energia solar para aproveitar aquela que foi capturada durante o dia e ser utilizada a noite.
  3. O sistema de captação de energia solar não funcionará tão bem se você morar em uma cidade com elevados índices de poluição.
  4. Os ambientalistas apontam para o fato de os sistemas solares poderem interferir negativamente com a natureza envolvente.

casa-sustentavel-energia-solar-gabrielafurquim

  • VENTILAÇÃO NATURAL 

A economia na casa ecológica também permanece quando se fala na circulação de ar em seus espaços internos, de maneira que se privilegie o arejamento acomodados pelas movimentações naturais do vento no local. Isso irá reduzir o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. A tecnologia poderá ser aplicada, ainda, em termostatos programáveis, a fim de criar uma ambientação climática adequada para cada época do ano.

casa-sustentavel-ventilacao-natural-gabrielafurquim

  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS E TÉCNICAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL 

O bom emprego de inúmeros materiais reaproveitados e reciclados, como cimentos fabricados à base industriais e painéis feitos de bagaços vegetais, por exemplo, garante o teor de respeito necessário ao meio ambiente. Outros materiais, como a madeira de demolição, bambu, telhas e tijolos sustentáveis, tintas e vernizes de ingredientes naturais e a tóxicos, entre outros, também poderão ser usados.

casa-sustentavel-materias-gabrielafurquim

Então meus amores, é isso. As casas ecológicas são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Espero que gostem ♥♥♥


Referências de texto:

http://www.plantasdecasas.com/, http://umavidaverde.com/, http://sustentarqui.com.br/

Referências de imagens:

http://ambientalsustentavel.org/, http://www.ecoassist.com.br/, http://www.vaicomtudo.com/, http://www.revistatopmidia.com.br/, http://zeeurides.blogspot.com.br/, http://nossaengenharia.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s