Qual o seu veludo favorito?

Olá meus amores!

Se tem um tecido que vai aparecer e muito nesse período outono/inverno vai ser o veludo, especificamente o veludo molhado. Para quem não sabe, o veludo surgiu na Índia e só começou a ser comercializado em meados do século 14. Mais tarde, esse tecido também passou a ser produzido na Itália. Porém, nessa época, o veludo era usado especialmente para confeccionar as roupas das pessoas mais nobres, então ele era considerado um artigo de luxo para os mais pobres. As pessoas mais humildes usavam o gorgorão e a velúcia que eram considerados “veludo de pobre”.

veludo-gabrielafurquim

A partir daí, o veludo percorreu uma longa trajetória:

  • No período da Idade Média na Europa, o veludo inha uma trama estreita que produzia uma textura de toque vazio;
  • No século XIX, era produzido por seda e era usado para produzir vestidos e casacos;
  • No século XX, era usado especialmente para roupas de festas;
  • E no fim da década de 60 e no início da de 70, o veludo era usado principalmente para a confecção de saias e calças.
  • Nos dias de hoje, o veludo pode ter como base pelo sintético ou natural e pode ser feito em raiom, algodão, acetato, náilon, resto de lã e misturas de fibras.

Pode ser encontrado 5 tipos de veludo, então no post de hoje nós vamos conhecer os 5 para que você encontre o que mais te agrade e crie a sua própria tendência nesse outono/inverno que super combina com qualquer tipo de veludo.

  • VELUDO: esse é o verdadeiro veludo. Ele é fino, estruturado e obedece as formas. Esse tecido é ótimo para peças mais rígidas e com recortes como, por exemplo, os terninhos.

veludo-2-garielafurquim

  • VELUDO COTELÊ: Sua base pode ser de algodão ou algum fio sintético como o poliéster ou o raiom e de uns tempos para cá, o elastano foi incorporado a sua composição. Esse tecido é um pouco menos estruturado que o de cima, então ele é ótimo para jaquetas e calças.

veludo-cotele-gabrielafurquim.jpeg

  • VELUDO MOLHADO: Esse tecido é o que mais apareceu nos desfiles de outono/inverno, ele apareceu nas passarelas da Ellus, Osklen e Reinaldo Lourenço e foi adaptado para calçados por algumas grifes como, Dries Van Noten, Givenchy, Balmain e Dolce & Gabbana. Esse veludo é maleável e tem um brilho intenso.

veludo-molhado-gabrielafurquim

  • VELUDO ALEMÃO: Esse é considerado o mais chique de todos os veludos, sendo o mais clássico e antigo. O veludo alemão é maleável e possui um brilho intenso, pode ser feito de seda ou algodão. As roupas feitas com esse tecido ganham um ar mais sofisticado e ele é o mais caro dos veludos.

veludo-alemao-gabrielafurquim

  • VELUDO DEVORÉ: Esse veludo é trabalhado especialmente com estampas ou desenhos do próprio veludo, ele é desgastado e forma relevos. Esse desgastado na verdade é feito de um processo químico que corrói o tecido e o deixa assim.

page

Então meus amores, é isso. Me diz aí nos comentários qual o seu tipo de veludo favorito. Espero que gostem ♥♥♥


Referência de texto:

http://bibliotecadacostura.blogspot.com.br/, http://www.modaquerima.com.br/, http://blogdathay.com.br/

Referências de imagens:

http://conexaotecidos.com.br/, http://www.gjtecidos.com.br/, http://sarkis.net.br/, http://www.milemuma.com/, http://moda.ig.com.br/, http://www.valeriatoledo.com.br/, theannabitchproject.wordpress.com

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s