Minimalismo: uma decoração aonde menos é mais

Olá meus amores!

A decoração minimalista preza que apenas o essencial deve compor um ambiente e é diante desta afirmação que surgem duas versões para a criação desse estilo: a primeira é que o minimalismo surgiu no período pós-Segunda Guerra Mundial, aonde muitas pessoas perderam tudo ou quase tudo e tiverem que aprender a viver com menos e a segunda versão é que por volta da década de 60, o minimalismo tenha emergido como uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos, os quais procuravam utilizar apenas elementos fundamentais como base de expressão.

decoracao-minimalista-gabrielafurquim

Seja qual for a verdadeira história do minimalismo, saibam que essas duas versões chegam ao mesmo resultado: menos é mais. Então, no post de hoje, falarei um pouco mais sobre esse estilo que dispensa exageros e tira proveito da simplicidade. Vamos lá.

decoracao-minimalista-2-gabrielafurquim

Para começarmos, adivinhem qual é a regra de ouro do minimalismo?! Quem falou organização, acertou. Pois é, tudo tem que estar em seu devido lugar e quando algo não estiver sendo utilizado, deve estar guardado. Além de toda essa organização, não podemos esquecer da preservação do espaço e da difusão da luz natural. Quem conseguiu levar para a sua casa esses três passos, saiba que já está “meio caminho andado” para implantar de vez o minimalismo em sua residência.

decoracao-minimalista-3-gabrielafurquim

Em seguida, temos a composição do ambiente. Ele é composto por linhas estreitas e simples, janelas lisas e sem peitoris, os rodatetos e rodapés devem ser planos, o chão deve ser revestido num material sem quebras e completamente polido: isso também vale para os armários da cozinha que devem ser lacados num efeito glossy e as bancadas podem ser revestidas a granito polido.

decoracao-minimalista-4-gabrielafurquim

A paleta de cores desse estilo se restringe ao branco, preto, cinzento e alguns tons neutros. Quanto mais claro melhor, lembram da difusão da luz natural? Então! Por ser uma decoração dramática, o minimalismo não necessita de cores vibrantes.

Os móveis devem possuir formatos geométricos e assimétricos, e uma outra observação é que os armários e as gavetas não devem possuir puxadores, ou seja, você deve optar pelos armários e gavetas devem possuam o sistema click-clack ou portas de correr. Como o minimalismo é desprovido de decoração, os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos assumiram o papel de um objeto de design ou obra de arte.

decoracao-minimalista-5-gabrielafurquim

A decoração minimalista dispensa candeeiros, texturas e padrões desnecessários, porém, privilegia a madeira, o vidro, o ínox, o cromado, o espelho, a pele, o mármore e o granito. Na parte do chão, utiliza-se madeira, linóleo, betão ou ladrilho natural.

decoracao-minimalista-6-gabrielafurquim

Além dos eletrodomésticos e dos aparelhos eletrônicos, você pode utilizar um ou dois quadros nas paredes, uma planta pequena na esquina da sala, livros ou esculturas para compor o ambiente.

Então meus amores, é isso. Bom, me diz aí nos comentários o que você achou dessa decoração e se usaria na sua casa, ah… e comenta também, de todos os estilos de decoração postado aqui no blog qual você prefere. Espero que gostem ♥♥♥


Referências de texto:

http://eudecoro.com.br/, http://www.tuacasa.com.br/, http://www.mundodastribos.com/

Referências de imagens:

http://interiorismos.com/, http://www.masterhousesolucoes.com.br/, https://plus.google.com, http://www.elgin.com.br/, http://www.espacomoderno.net/, http://www.decoracaoplanejada.com/,

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s