10 dicas para decorar um ambiente pequeno

Olá meus amores!

Muitas pessoas acham que quanto mais limitado o espaço, mais difícil de decorar fica. Então, se você mora ou vai morar em um ambiente pequeno e acha que decorar vai ser um problema, saiba que no post de hoje separei 10 dicas de decoração para que você consiga aproveitar todo espaço e assim, deixar os cômodos mais confortáveis. Vamos conferir?

  • ESCOLHA O ESTILO DA DECORAÇÃO 

Em primeiro lugar, é importante escolher um estilo de decoração que irá valorizar o ambiente como, por exemplo, a decoração contemporânea, minimalista, oriental e a moderna. Esses quatro estilos possuem a simplicidade e o uso de linhas retas em suas composições, então eles acabam valorizando espaços pequenos pois dão a impressão de amplitude.

como-decorar-espacos-pequenos-gabrielafurquim

  •  ELIMINE TODO O EXCESSO;

Depois de escolhida a decoração, deve-se descartar todos os objetos que não combinam com o estilo escolhido e também, aqueles que não são mais utilizados. Os objetos mantidos devem estar em seus respectivos lugares, nada de bagunça em?!

como-decorar-espacos-pequenos-2-gabrielafurquim

  • APOSTE EM TONS SUAVES;

Na hora de escolher a paleta de cores, opte pelos tons claros e suaves, eles acabam “aumentando” o ambiente. Uma outra dica também, é apostar na decoração monocromática, ou seja, escolha UMA cor e a utilize em tons de intensidade variada. E… o teto e as paredes devem ser da mesma cor.

como-decorar-espacos-pequenos-3-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO;

Deixe a luz natural entrar, essa é mais uma dica que vai ampliar o espaço.Além dela, você utilizar uma iluminação difusa (ela ilumina todo o ambiente), pode-se utilizar também a iluminação dirigida como, por exemplo, arandelas, abajures, luminária de chão e iluminação embutida na parede. Se optar pela iluminação principal, escolha um lustre simples, moderno e pequeno.

como-decorar-espacos-pequenos-4-gabrielafurquim

  • ESPELHOS, QUADROS E NICHOS;

Quando usados na decoração, os espelhos ajudam a propagar a luz pelo ambiente, então você pode escolher um grande espelho com uma bela moldura ou colocar vários espelhos, um ao lado do outro em apenas UM ambiente (caso fique com a segunda opção, não os coloque de frente para o sofá, isso pode causar distração e desconforto). Outra opção, é o uso de alguns quadros ou alguma obra de arte, mas nada de exageros. E se você precisar guardar alguns objetos ou apoiá-los aposte nos nichos, porém opte pelos vazados e de cores claras.

  • DÊ PREFERÊNCIA PELAS PEÇAS GRANDES; 

Muitas pessoas acham que pelo cômodo ser pequenos os móveis também devem ser. Porém, não é bem assim, acompanhem a lógica: se o móvel for pequeno você precisa-rá de dois, entretanto, se o móvel for grande você precisa-rá de um, assim, tendo mais espaço. Deu para entender? rsrs.

como-decorar-espacos-pequenos-6-gabrielafurquim

  • SOFÁS;

Você pode escolher entre os sofás de linhas retas, os menos profundos, os com cores lisas e neutras e aqueles sem braço. Já no lugar do sofá, você pode poltronas junto com banquinhos e pufes. Ah… só lembrando: muitas pessoas costumam colocar mesa de centro na sala, se você quiser usar, escolha as retangulares ou redondas, podendo ser de vidro ou acrílico.

como-decorar-espacos-pequenos-7-gabrielafurquim

  • TV;

Muitas compram uma TV muito grande para um espaço muito pequeno, além de deixar o espaço ainda mais pequeno pode ser prejudicial para a vista. Então, não vá comprar uma TV achando que quanto maior, melhor.

como-decorar-espacos-pequenos-8-gabrielafurquim

  • UTILIZE VENTILADOR DE TETO E DETALHES EM METAL; 

Evite utilizar ventiladores de chão, eles ocupam muito espaço e prejudicam a movimentação; escolha o ventilador de cor clara e simples. Utilizar objetos com detalhes em metal como, móveis com pernas de metal pode ampliar o ambiente, além de deixá-lo charmoso e sofisticado.

como-decorar-espacos-pequenos-9-gabrielafurquim

  • APOSTE EM MÓVEIS SOB MEDIDA;

Essa é uma ótima dica para não perder nenhum centímetro de espaço. Porém, é importante saber que talvez não seja possível mudar o móvel de lugar.

como-decorar-espacos-pequenos-10-gabrielafurquim

Então meus amores, é isso. Me diz aí nos comentários o que você achou dessas dicas, ah… agora, decorar ambientes pequenos não é mais um problema, não é?! rsrs então, vai lá e decore o seu cantinho, espero que gostem ♥♥♥


Referências de texto:

http://eudecoro.com.br/, http://feitodecoracao.com/

Referências de imagens:

https://origemstudio.wordpress.com, http://www.limaonagua.com.br/, http://www.ademilar.com.br/, http://minhacasaminhacara.com.br/, http://comofazeremcasa.net/, http://tetodecorado.com.br/, http://revistacasaejardim.globo.com/, http://www.houzz.com, http://s-media-cache-ak0.pinimg.com,  http://www.decoracaoapartamentospequenos.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s