Decoração Barroca

Olá meus amores!

No post de hoje falarei sobre o Barroco, um estilo arquitetônico que teve sua origem a partir do século XVII, durante o período do absolutismo e da Contra-Reforma, seguindo-se até a primeira metade do século XVIII. A arquitetura barroca teve como berço a Itália, onde se dividiu em dois períodos: o primeiro que se dá pelas atividades de artistas e arquitetos como, Carlo Maderno, Annibale Carracci, Caravaggio e Peter Paul Rubens, e o segundo que surge a partir do século XVII, com obras de Gian Lorenzo, Pietro de Cortona e Francesco Borromini. O período final do Barroco acontece no início do século XVIII e fica conhecido como Rococó, porém, as características do Barroco não estão presente nesta fase mas este período é assunto pra semana que vem.

decoracao-barroca-gabrielafurquim

Quando o Barroco chegou no Brasil ele ganhou como principal representante o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Enfim, o termo Barroco vem da palavra espanhola Barrueco que significa pérola irregular e tem como principais características o desequilíbrio entre a emoção e razão; muitos enfeites, volumes e detalhes; o dinamismo; figuras; elementos da natureza e a mistura de cores vibrantes com texturas diferenciadas.

decoracao-barroca-2-gabrielafurquim

O mobiliário Barroco possui traços marcantes como, por exemplo, as cadeiras enormes com pés em X e H, a chaise (cadeiras compridas que servem para se deitar), as mesas e consoles com tampo de mármore, as esculturas de anjos, leões, águias e conchas.. 

decoracao-barroca-3-gabrielafurquim

O tecido das cadeiras e sofás deve ser de materiais pesados como o tafetá, para as cortinas e as almofadas opte por padrões arábicos e formas orientais. Ah… se tem uma coisa que não pode faltar na decoração barroca é a cômoda “Highboy” que tem três ou quatro gavetas, moldura superior e pernas tipo arco romano. Nessa decoração, as madeiras mais utilizadas são o carvalho, nogueira e o ébano.

decoracao-barroca-4-gabrielafurquim

Atualmente, o estilo barroco está sendo referência na criação de mesas laterais e de centro, na fabricação de poltronas, na produção de almofadas e na criação de lustres. A produção desses objetos une o moderno e o contemporâneo, o que faz surgir uma nova versão do barroco: o Barroco moderno. Nessa nova versão, os detalhes são um pouco mais rebuscados e o design é moderno, e essa é uma ótima opção para quem deseja um ambiente mais requintado, com um ar clássico e elegante.

decoracao-barroca-5-gabrielafurquim

Então meus amores, é isso. Me diz aí nos comentários o que você achou dessa decoração e se apostaria nela para decorar o seu cantinho, ah… e lembrando: semana que vem, falarei sobre o Rococó, uma continuação do Barroco. Espero que gostem ♥♥♥


Referências de texto:

http://www.suapesquisa.com/, http://bbel.uol.com.br/, http://www.arquitetura.com.br/, https://pt.wikipedia.org/

Referências de imagens:

http://www.espacodecoracao.com/,  http://giselemagretti.com/, http://www.pisos.com/, http://bbel.uol.com.br/, http://www.i-decoracao.com/

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s