Os principais tipos de iluminações

Olá meus amores!

A iluminação artificial é um ítem indispensável e muito importante na decoração mas o mais importante ainda é saber o efeito que a iluminação pode proporcionar, como nós sabemos, nos dias de hoje existe iluminação direta, indireta e por aí vaí… e cada uma delas possue um efeito e uma função diferente. Então, no post de hoje separei os principais tipos de iluminação e os seus efeitos para você não errar na hora de escolher. 

  • ILUMINAÇÃO GERAL 

A iluminação geral é aquela que deixa o cômodo com uma iluminação homogênea, geralmente ela está presente em todos os ambientes. Ela pode ser natural ou artificial, quando natural a luz é obtida a partir de um conjunto de janelas e quando artificial a iluminação é proporcionada através de pontos de luz que normalmente estão localizados no teto.

Iluminacao-geral-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO PONTUAL OU ACENTUADA

Está iluminação é utilizada para deixar algo em destaque como por exemplo, espaços ou objetos. Ela é artificial e funciona como um jogo de luz e sombra, a luz se volta para o espaço/ambiente criando uma sombra em volta, assim deixando-o em destaque. A iluminação pontual pode ser proporcionada através de abajures, luminárias de leitura…

Iluminacao-pontual-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO DIRETA 

A iluminação direta proporciona uma luz brilhante e é por isso que ela é utilizada para iluminar aqueles cantinhos que geralmente realizamos algum tipo de atividade como por exemplo, ler, estudar, trabalhar… em alguns casos ela também pode ser usada para destacar objetos decorativos ou quadros e esculturas. A iluminação direta é proporcionada através de abajures de parede, de teto ou de mesa.

Iluminacao-direta-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO INDIRETA 

A iluminação indireta ilumina o ambiente como um todo, sem ter um foco específico para iluminar. Sua luz incide na superfície e depois é refletida para iluminar outros cantos de forma uniforme, não sendo apenas uma iluminação decorativa. Ela ilumina de forma suave e difusa proporcionando assim, um conforto visual.

Iluminacao-indireta-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO DIRETA-INDIRETA 

Essa iluminação é composta tanto pela direta quanto pela indireta, a junção desses dois tipos de iluminação provocam um efeito uniforme na horizontal, aonde o teto e as paredes funcionam como uma superfície de reflexão. A iluminação direta-indireta é um ótima opção para ambientes pequenos, pois ela gera uma sensação de amplitude.

iluminacao-direta-indireta-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO DIFUSA 

Essa iluminação proporciona um ambiente inteiramente iluminado de forma igualada, sem contrastes. Ela pode ser proporcionada através de luminárias que possuem vidros leitosos e tecidos brancos, podendo ter o acabamento brilhante, em mármore ou porcelanato.

Iluminacao-difusa-gabrielafurquim

  • ILUMINAÇÃO DESTAQUE 

Como o próprio nome já diz, essa iluminação serve para destacar objetos, superfícies, ou elementos arquitetônicos. A iluminação destaque é bastante utilizada para iluminar fachadas e áreas grandes de paisagismo e geralmente é proporcionada através de spots.

Iluminacao-destaque-gabrielafurquim

Então meus amores, é isso. Essas são as principais iluminações usadas nas decorações, é claro que tem outras como por exemplo, aquelas iluminações que fornecem efeitos especiais, porém, decidi focar apenas nessas 7 que são as mais utilizadas nas residências. Espero que gostem ♥♥♥


Referência de texto:

https://www.hometeka.com.br/, http://www.lustrespracasa.com.br/, http://www.command3m.com.br/,

Referência de imagem:

http://www.golden.blog.br/, https://quemvaidizertchau.wordpress.com/, https://ssl-static.westwing.com.br/, http://www.shoppingdoslustres.com.br/, http://www.ledplanet.com.br/, http://www.newline.ind.br/, http://www.alineluccini.com.br/, http://angelaabdalla.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s