Clássica na decoração: Toile de Jouy

Olá meus amores!

No post de hoje falarei sobre um dos ícones clássicos da decoração: a estampa Toile de Jouy. Essa estampa é de origem francesa e surgiu, especificamente, na pequena cidade de Jouy-en-Josas durante o século 18. Talvez você não esteja a reconhecendo por nome mas provavelmente já deve ter visto ela por aí, sabe aquelas estampas que retratam cenas campestres como, por exemplo, piquenique, flores, pássaros… em tons de azul, vermelho, rosa, marrom… sobre o fundo branco? Então, é sobre essa estampa que estou falando.

classico-na-decoracao-estampa-toile-de-jouy-gabrielafurquim.jpg

Agora você lembrou, né? Enfim, retomando a história, essa estampa foi criada para substituir a chita (chintz) que na época era um produto importado que os europeus traziam da Índia. A chita era muito cara e também era usada pela burguesia europeia, então, ela acabou se tornando uma ameça para as indústrias francesas. Devido a tal ameaça, a França acabou proibindo a entrada da chita no território europeu e isso fez com que os franceses criassem uma outra estampa para substituir a chita, a Toile-de-Jouy.

classico-na-decoracao-estampa-toile-de-jouy-2-gabrielafurquim

Uma curiosidade é que essa estampa fez tanto sucesso, que durante aquele período  a Rainha Maria Antonieta a escolheu para revestir as paredes do palácio. E que bela escolha ela fez e desde então, essa estampa continua fazendo o maior sucesso devido ao seu estilo vintage provençal, ela está presente tanto na decoração quanto na moda. Atualmente, em relação a decoração, essa estampa é bastante utilizada para decorar quarto infantil e casamento.

classico-na-decoracao-estampa-toile-de-jouy-3-gabrielafurquim

Então meus amores, é isso. Se você optar por utilizar essa estampa na decoração, utiliza-a moderadamente para não ficar um visual cansativo e vale lembrar também que a Toile de Jouy pode ser usada em qualquer ambiente. Para finalizar, quero dizer que tentei resumir ao máximo a história dessa estampa clássica e sofisticada, espero que gostem ♥♥♥


Referências de texto:

http://juliapetit.com.br/

Referências de imagens:

http://estampaetc.blogspot.com.br/, http://arrumadissimo.com.br/, http://www.clarke-clarke.co.uk/, http://blogdamariafernanda.com/, http://www.40forever.com.br/, http://umbrinco.com/,

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s