A moda e o preconceito que gira em torno dela

Olá meus amores!

No post de hoje eu vou falar sobre o preconceito que as pessoas possuem em relação a moda. Bom, para quem não sabe eu estou no terceiro ano do Ensino Médio e uma das minhas opções de faculdade é a Moda, quando você está nesse período o que as pessoas mais te perguntam é: Já sabe qual faculdade você vai fazer?. Então, no meu caso quando me perguntam eu vou toda orgulhosa responder que estou pensando em fazer Moda e as pessoas fazem aquela cara de decepção ou soltam comentários do tipo: “Moda é fútil”, “Moda não da dinheiro”, “Moda não serve pra nada” ou como já me falaram “Moda? Pra que você vai fazer isso? Faça alguma faculdade que de futuro e dinheiro”, depois desses comentários:

a-moda-e-o-preconceito-que-gira-em-torno-dela-gabrielafurquim

E por mais que pareça exagero, esses comentários são muito mais comuns do que você pensa e apesar de a moda estar presente em todos os lugares ainda há pessoas que a consideram fútil, mas que de fútil não tem nada. Talvez esse pensamento de futilidade surge porque as pessoas possuem uma visão errada do que é moda, a maioria das pessoas associam a palavra moda a aquela peça de roupa/sapato que todo mundo está usando, aquelas famosas tendências que todo mundo começa a usar e depois de uma semana poucos ainda continuam usando.

E é aí que está: essas peças são conhecidas como tendências e que geralmente são passageiras que de certa forma contribui para a moda, mas que não é moda, sabe por quê? Porque na verdade a moda tem como finalidade acompanhar o tempo e o vestuário, como, por exemplo, a década de 50 era marcada pelos vestidos de bolinha já a década de 70 era marcada pelas famosas calças boca de sino com franjas e recortes, ou seja, essas mudanças no vestuário com o passar do tempo retratam transformações, refletindo a sociedade, cultura e nos ajudando a entender um determinado grupo. Ou seja, tendência é algo passageiro e a moda não.

Então, quero dizer que ninguém faz moda em uma semana, nós estamos fazendo moda no determinado século em que vivemos, pois nos vestimos diferente das décadas de 50, 70, 90. Estamos sofrendo certa evolução com o passar do tempo que reflete na maneira que nos vestimos, onde estamos descobrindo novos estilos e nos adaptando a eles, passando de moda em moda.

Depois de toda essa explicação, não venha me dizer que a moda é fútil porque querendo ou não você faz parte dela a não ser que você saia de casa pelado. Mas enfim, moda é cultura, moda é arte, moda é profissão e que gera muito emprego que vai desde do estilista ao costureiro(a) e que quando você diz que moda é fútil você está desvalorizando a profissão porque demorou muito tempo para alguém fazer a sua peça de roupa favorita. Além disso, a maneira como você se veste é a maneira que você se expressa para a sociedade.

Então meus amores, é isso. Me conta aí nos comentários a sua opinião. Espero que gostem ♥♥♥

 

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s