A moda está em decadência?

Olá meus amores!

Recentemente, em uma entrevista para o portal WWD, Gulam Gvalaisa, diretor executivo e porta-voz da Vetements, declarou que a marca não irá desfilar a sua próxima coleção e para você entender o porquê disso, leia a seguir um trecho da fala de Gulam:

Há desfiles demais. Eu acho que isso é um pouco insano. Quando existiam menos marcas, menos desfiles, menos semanas de moda e coleções, desfiles eram algo pelo qual as pessoas esperavam. Agora, parece que existe uma longa semana de moda que nunca para e dura 365 dias por ano, […] os desfiles de hoje não têm mais nada a ver com roupas. A maioria dos looks nem são produzidos e, consequentemente, nunca chegam às lojas.

A-moda-esta-em-decadencia-gabrielafurquim

(Foto: Getty Images)

E já que os desfiles não geram mais todo aquele impacto, a Vetements, a Burberry e a Tom Ford estão pensando em adotar o conceito “see now, buy now”, já utilizado pela Tommy Hilfiger, que consiste em assistir o desfile e já comprar a peça, sem precisar esperar chegar à loja, ou seja, é uma atitude desesperada para vender.

E é aí que nós percebemos que a moda está em decadência, pois os desfiles não interessam mais tanto quanto interessavam a alguns anos e isso nos leva a uma pergunta: por quê? Resposta simples: como disse Gulam “parece que existe uma longa semana de moda que nunca para e dura 365 dias por ano”, acumulando aquele monte de tendência, o que está “na moda” hoje, amanhã já não está e isso acaba se tornando cansativo para a mente e para o bolso.

Além disso, a necessidade desesperada de criar e criar tendência, acaba gerando inúmeros desfiles com roupas que não possuem um pingo de criatividade e que logo serão descartadas porque a estação mudou, resultando em uma moda nada sustentável. Há duas frases que definem o meu sentimento em relação a crise pelo qual o mundo fashion está passando:

I – Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera.

II – A moda virou uma piada. Os designers se esqueceram que existem mulheres dentro das roupas. A maioria das mulheres se veste para os homens e quer ser admirada. Mas elas também precisam andar, entrar num carro sem arrebentar a costura! Roupas têm que ter uma forma natural.

Adivinhem quem é a autora da frase? Isso mesmo, Coco Chanel. Então meus amores, é isso. O post de hoje foi mais como um desabafo e agora eu quero saber a opinião de vocês, me contem aí nos comentários. Espero que gostem ♥♥♥

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s